sábado, 6 de junho de 2009

Luminária de areia

Do site Las manualidades , uma técnica super simples e de efeito bem bacana: uma luminária de areia.Alías, revestida com areia.A idéia pode ser aplicada diretamente sobre uma lâmpada (o que vai criar efeitos interessantes de luz e sombras na cúpula ou na aparência geral de uma luminária,abajur ou arandela), ou então aplicada sobre a cúpula ou área de transparência de qualquer luminária.E em porta-velas também.O granulado da areia e os espaços formados entre os grãos dão um bonito efeito de salpicado na iluminação.

1- Passe cola branca PVA (tipo cascorez) , com um pincel, na áreae de vidro ou transparência.

2-Com uma esponjinha, espalhe a cola, para tirar as marcas das cerdas do pincel e cobrir uniformemente a superfície.

3-Com areia de praia (aliás,se for de praia, que não seja muito fina, tipo um pó e sim , granulada.Quanto mais granulada, melhor.) ou de construção mesmo, e com um copo, vá despejando e cobrindo a área onde a cola foi aplicada.Despeje bem devagar, para cobrir tudo.


4- Pronto.Deixe secar bem, tomando cuidado para não "machucar" onde passou cola e cobriu de areia...



Aqui um porta velas.


A técnica pode ser usada em objetos comuns.Nessa foto, um vaso revestido com areia clara.





sexta-feira, 5 de junho de 2009

Casas pelo mundo

Uma casa em Columbus, nos estados unidos, cheio de boas idéias e customizações espertas.Do site Apartment Therapy: Uma visão da sala.Como sempre, nas casas americanas que vejo nesses sites, a mistura sem medo de móveis antigos de vários estilos.


Uma cômoda na entrada , com uma mistura bem humorada de objetos, meio kitsch.Principalmente o abajur, bem exótico.

Numa outra parede, o gancho para se pendurar casacos e bolsas fica abaixo do quadro, no meio da parede, e não no alto, como é costumeiro.

Uma parte da cozinha, com mesa bem antiga e cadeiras de ferro, dessas de lanchonete, pintadas de vermelho.Um lustre antigo arremata o conjunto.Na parede , acima da porta, uma tela.Note o aproveitamento de espaço, com nichos na parede para a tv, livros de receitas e objetos.

Ao lado do fogão, um carrinho serve de apoio para o forninho, utensílios e temperos.Um suporte suspenso para panelas e mais quadros.Dá-lhe quadros rsrsrs

Eu adoro isso: uma mistureba de móveis e estilos, deixando com uma cara de bagunça organizada.

O quarto principal ocupa o ultimo andar da construção de dois andares, no sótão...Olha que bacana a parede de tijolos aparentes, pintada de branco.

Na área da cama, só a cama e nada mais.ah sim, um quadro.Nessa casa os quadros ocupam todas as paredes.Adoro. E o teto inclinado, bem abaixo da "tesoura" da casa, dá um clima de intimidade, de tenda à essa cama.

Dentro do quarto, uma mesinha antiga faz o papel de penteadeira.Um belo espelho antigo e quadros, muitos quadros.

Um dos outros quadros, provavelmente de uma filha adolescente.Tijolos aparentes, tecidos florais e cama antiga, bem cara de quarto de menina.

Um outro canto do quarto do casal, com outra cômoda.Se tem um móvel que é a pura versatilidade, esse móvel é a cômoda.

O banheiro do quarto principal.Aqui os tijolos foram mantidos na cor original.Esse "luxo" de se poder deixar uma parede de tijolos aparentes é uma coisa que está em extinção, você só vê mesmo em construções antigas, porque nas de hoje em dia, é só no feio, porém mais econômico bloco de cimento.

O banheiro do quarto da adolescente foi totalmente reformado, tendo uma cara mais atual, em contraste com o banheiro vintage do quarto do casal.

Aproveitamento total de espaço, usando até nichos da construção original.
Outra vista do banheiro do quarto do casal e olha só, mais uma cômoda, que dessa vez, vira bancada da pia.E "escondendo" o vaso, uma mesinha com toalhas extras...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fazendo fogueira em casa

O meu fogareiro vai ficar assim....





Esses dias de frio me incentivaram à procurar um jeito de ter um fogareiro em casa, para fazer uma fogueirinha , digamos, mais organizada e bonita, sem afetar o piso da área externa do meu jardim dos fundos e sem afetar também o gramado.Eu adoro poder estar em volta de uma fogueira com os amigos, assar umas batatinhas, tomar um vinho, bater papo noite adentro...Como eu tenho a sorte de morar em casa térrea e ter dois jardins, um na frente da casa e outro nos fundos, maior , com gramado, árvores e muitas plantas, estava sentindo falta de poder acender uma fogueira de vez em quando.O meu jardim da frente é uma coisa mais oriental, com meus bonsai expostos e meus bambus mossó, plantados em vasos grandes, e o piso dessa área não comportaria uma fogueira.E também como é na frente da casa, não me dá a privacidade desejada para ficar ali a noite toda , batendo papo com os amigos...Mas no jardim dos fundos, para onde a minha sala também se abre, juntamente com uma varanda grande, o local é perfeito para fogueiras com os amigos, pois é afastado da rua, tem bastante espaço e além de uma área com piso e bancos,mesinhas, tenho uma área gramada também, com árvores.

Não, INFELIZMENTE essa foto não é do meu jardim dos fundos.Mas com alguma grana, eu poderia deixar lá parecido com isso, e fazer essa lareira ao ar livre, amei essa idéia, mas isso fica para o futuro, por enquanto mandei meu serralheiro me fazer uma peça de ferro rústico, parecida com uma que está aí embaixo.Mas está nos meus planos uma área assim...

Ou assim: olha que coisa bacana, bonita e organizada: fico imaginando uma noitada , no inverno, com amigos e vinho rolando, aquele céu estrelado....E note: quase tudo feito em alvenaria: a lareira se prolonga para o lado, formando o banco.


Outra idéia, um banco em alvenaria em volta do fogareiro.



Essa peça e as duas que aparecem no começo do post me inspiraram na que eu mandei fazer:essa aí é uma peça circular, tipo um tambor cortado, com pezinhos, uma grade interna para se assar algo, a lenha ou carvão vai lá dentro e ainda tem uma tela para cobrir tudo.Note as aberturas na lata do tambor, com desenhos recortados, protegidos com tela, que devem ficar bem interessantes, com a luminosidade do fogo saindo por eles.A minha não vai ser assim tão elaborada, o que mandei fazer é mais parecido com um chapéu chinês, com um metro de diâmetro e uns 40 cm de profundidade, apoiado sobre um tripé de ferro, e não vai ter tampa, só grelha mesmo.Assim que estiver pronto e colocado no jardim, fotografo e posto aqui.Aos interessados em participar de uma noitadinha em volta do meu fogareiro, favor trazer um vinhozinho tinto, pode ser um concha y toro, ok?

Aqui, o básico do básico das fogueiras: um circulo de pedras, unidas com argamassa e mais nada, diretamente sobre a terra.Não é meu caso, já que nas áreas onde há terra no meu jardim, elas estão cobertas com grama.Postei essa só pra ilustrar de como é simples ter um cantinho pra fogueira.E as pedras impedem que o fogo se alastre pelo chão de folhas secas.

Uma versão daquela de pedras, só que mais arrumadinha, com grelha e tudo, diretamente no chão, feita com paralelepípedos e a parte de cima, de pedra tipo mineira (arenito).

E uma ideía mais clean, do site da Michelle Kaufman, uma "lata" de aço, com pedras até a boca e no meio dessas pedras, uma lata para se por querosene para tocheiros (aquela lata própria para isso, com o pavio saindo pela tampa).Achei interessante pela idéia, mas acho que não deve aquecer muito não.Mas é uma idéia para se usar por exemplo, numa varanda de apartamento, pois é bem portátil.

Luminárias de crochet

Para quem é talentoso com agulhas e linhas: luminárias de crochet.O fio da luminária e a parte onde se encaixa a lâmpada, revestido de crochet.Idéias do site schonner wohnen:

O fio da lâmpada é encapado de crochet, e antes do soquete, um trabalho que lembra uma argola, para fazer uma graça.Nesse caso, o soquete não foi revestido.

O trabalho desce por sobre a lâmpada.Acredito que esse tipo de trabalho não pode utilizar lâmpadas acima de 40 watts, para não aquecer demais os fios do crochet.

Além do fio e meia lâmpadas estarem revestidos de crochet, se deixou muito fio sobrando, pra fazer essas voltas...


E uma estrutura de cúpula, revestida de crochet também...No detalhe, a lâmpada da luminária anterior.

Customizando molduras de espelhos

Customizar molduras é fácil e serve para dar uma cara nova àquela velha moldura, renovar aquele espelho comum, por exemplo.Com um pouco de cola quente e imaginação(lembrando que as melhores molduras para se customizar são as mais "planas", sem muitos detalhes), idéias tiradas dos sites Las Manualidades, Design Sponge e Better Homes and Gardens:

Rolhas , coladas "em pé" , com cola quente.Mas você poderia colá-las "deitadas" também, dando a volta na moldura, como se fossem tijolinhos, fica bem bacana.Já vi uma moldura de quadro assim.

Conchas branquinhas e rosadas, quase pétalas de flor.

A moldura em si não foi customizada, mas foi adicionado um pas-patout em papel de cor neutra e aplicado sobre ele, tiras de rendas.

Sementes e bolotas são uma opção barata e com efeito bem bacana.Já vi daquelas bolas de topiaria, revestidas com feijão preto, feijão branco, sementes de girassol,coquinhos de coqueiro de praia, incríveis....Em molduras deve ficar bem legal também.

E que tal raquetes velhas, sem o cordoamento, servindo de espelho?





sábado, 6 de junho de 2009

Luminária de areia

Do site Las manualidades , uma técnica super simples e de efeito bem bacana: uma luminária de areia.Alías, revestida com areia.A idéia pode ser aplicada diretamente sobre uma lâmpada (o que vai criar efeitos interessantes de luz e sombras na cúpula ou na aparência geral de uma luminária,abajur ou arandela), ou então aplicada sobre a cúpula ou área de transparência de qualquer luminária.E em porta-velas também.O granulado da areia e os espaços formados entre os grãos dão um bonito efeito de salpicado na iluminação.

1- Passe cola branca PVA (tipo cascorez) , com um pincel, na áreae de vidro ou transparência.

2-Com uma esponjinha, espalhe a cola, para tirar as marcas das cerdas do pincel e cobrir uniformemente a superfície.

3-Com areia de praia (aliás,se for de praia, que não seja muito fina, tipo um pó e sim , granulada.Quanto mais granulada, melhor.) ou de construção mesmo, e com um copo, vá despejando e cobrindo a área onde a cola foi aplicada.Despeje bem devagar, para cobrir tudo.


4- Pronto.Deixe secar bem, tomando cuidado para não "machucar" onde passou cola e cobriu de areia...



Aqui um porta velas.


A técnica pode ser usada em objetos comuns.Nessa foto, um vaso revestido com areia clara.





sexta-feira, 5 de junho de 2009

Casas pelo mundo

Uma casa em Columbus, nos estados unidos, cheio de boas idéias e customizações espertas.Do site Apartment Therapy: Uma visão da sala.Como sempre, nas casas americanas que vejo nesses sites, a mistura sem medo de móveis antigos de vários estilos.


Uma cômoda na entrada , com uma mistura bem humorada de objetos, meio kitsch.Principalmente o abajur, bem exótico.

Numa outra parede, o gancho para se pendurar casacos e bolsas fica abaixo do quadro, no meio da parede, e não no alto, como é costumeiro.

Uma parte da cozinha, com mesa bem antiga e cadeiras de ferro, dessas de lanchonete, pintadas de vermelho.Um lustre antigo arremata o conjunto.Na parede , acima da porta, uma tela.Note o aproveitamento de espaço, com nichos na parede para a tv, livros de receitas e objetos.

Ao lado do fogão, um carrinho serve de apoio para o forninho, utensílios e temperos.Um suporte suspenso para panelas e mais quadros.Dá-lhe quadros rsrsrs

Eu adoro isso: uma mistureba de móveis e estilos, deixando com uma cara de bagunça organizada.

O quarto principal ocupa o ultimo andar da construção de dois andares, no sótão...Olha que bacana a parede de tijolos aparentes, pintada de branco.

Na área da cama, só a cama e nada mais.ah sim, um quadro.Nessa casa os quadros ocupam todas as paredes.Adoro. E o teto inclinado, bem abaixo da "tesoura" da casa, dá um clima de intimidade, de tenda à essa cama.

Dentro do quarto, uma mesinha antiga faz o papel de penteadeira.Um belo espelho antigo e quadros, muitos quadros.

Um dos outros quadros, provavelmente de uma filha adolescente.Tijolos aparentes, tecidos florais e cama antiga, bem cara de quarto de menina.

Um outro canto do quarto do casal, com outra cômoda.Se tem um móvel que é a pura versatilidade, esse móvel é a cômoda.

O banheiro do quarto principal.Aqui os tijolos foram mantidos na cor original.Esse "luxo" de se poder deixar uma parede de tijolos aparentes é uma coisa que está em extinção, você só vê mesmo em construções antigas, porque nas de hoje em dia, é só no feio, porém mais econômico bloco de cimento.

O banheiro do quarto da adolescente foi totalmente reformado, tendo uma cara mais atual, em contraste com o banheiro vintage do quarto do casal.

Aproveitamento total de espaço, usando até nichos da construção original.
Outra vista do banheiro do quarto do casal e olha só, mais uma cômoda, que dessa vez, vira bancada da pia.E "escondendo" o vaso, uma mesinha com toalhas extras...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fazendo fogueira em casa

O meu fogareiro vai ficar assim....





Esses dias de frio me incentivaram à procurar um jeito de ter um fogareiro em casa, para fazer uma fogueirinha , digamos, mais organizada e bonita, sem afetar o piso da área externa do meu jardim dos fundos e sem afetar também o gramado.Eu adoro poder estar em volta de uma fogueira com os amigos, assar umas batatinhas, tomar um vinho, bater papo noite adentro...Como eu tenho a sorte de morar em casa térrea e ter dois jardins, um na frente da casa e outro nos fundos, maior , com gramado, árvores e muitas plantas, estava sentindo falta de poder acender uma fogueira de vez em quando.O meu jardim da frente é uma coisa mais oriental, com meus bonsai expostos e meus bambus mossó, plantados em vasos grandes, e o piso dessa área não comportaria uma fogueira.E também como é na frente da casa, não me dá a privacidade desejada para ficar ali a noite toda , batendo papo com os amigos...Mas no jardim dos fundos, para onde a minha sala também se abre, juntamente com uma varanda grande, o local é perfeito para fogueiras com os amigos, pois é afastado da rua, tem bastante espaço e além de uma área com piso e bancos,mesinhas, tenho uma área gramada também, com árvores.

Não, INFELIZMENTE essa foto não é do meu jardim dos fundos.Mas com alguma grana, eu poderia deixar lá parecido com isso, e fazer essa lareira ao ar livre, amei essa idéia, mas isso fica para o futuro, por enquanto mandei meu serralheiro me fazer uma peça de ferro rústico, parecida com uma que está aí embaixo.Mas está nos meus planos uma área assim...

Ou assim: olha que coisa bacana, bonita e organizada: fico imaginando uma noitada , no inverno, com amigos e vinho rolando, aquele céu estrelado....E note: quase tudo feito em alvenaria: a lareira se prolonga para o lado, formando o banco.


Outra idéia, um banco em alvenaria em volta do fogareiro.



Essa peça e as duas que aparecem no começo do post me inspiraram na que eu mandei fazer:essa aí é uma peça circular, tipo um tambor cortado, com pezinhos, uma grade interna para se assar algo, a lenha ou carvão vai lá dentro e ainda tem uma tela para cobrir tudo.Note as aberturas na lata do tambor, com desenhos recortados, protegidos com tela, que devem ficar bem interessantes, com a luminosidade do fogo saindo por eles.A minha não vai ser assim tão elaborada, o que mandei fazer é mais parecido com um chapéu chinês, com um metro de diâmetro e uns 40 cm de profundidade, apoiado sobre um tripé de ferro, e não vai ter tampa, só grelha mesmo.Assim que estiver pronto e colocado no jardim, fotografo e posto aqui.Aos interessados em participar de uma noitadinha em volta do meu fogareiro, favor trazer um vinhozinho tinto, pode ser um concha y toro, ok?

Aqui, o básico do básico das fogueiras: um circulo de pedras, unidas com argamassa e mais nada, diretamente sobre a terra.Não é meu caso, já que nas áreas onde há terra no meu jardim, elas estão cobertas com grama.Postei essa só pra ilustrar de como é simples ter um cantinho pra fogueira.E as pedras impedem que o fogo se alastre pelo chão de folhas secas.

Uma versão daquela de pedras, só que mais arrumadinha, com grelha e tudo, diretamente no chão, feita com paralelepípedos e a parte de cima, de pedra tipo mineira (arenito).

E uma ideía mais clean, do site da Michelle Kaufman, uma "lata" de aço, com pedras até a boca e no meio dessas pedras, uma lata para se por querosene para tocheiros (aquela lata própria para isso, com o pavio saindo pela tampa).Achei interessante pela idéia, mas acho que não deve aquecer muito não.Mas é uma idéia para se usar por exemplo, numa varanda de apartamento, pois é bem portátil.

Luminárias de crochet

Para quem é talentoso com agulhas e linhas: luminárias de crochet.O fio da luminária e a parte onde se encaixa a lâmpada, revestido de crochet.Idéias do site schonner wohnen:

O fio da lâmpada é encapado de crochet, e antes do soquete, um trabalho que lembra uma argola, para fazer uma graça.Nesse caso, o soquete não foi revestido.

O trabalho desce por sobre a lâmpada.Acredito que esse tipo de trabalho não pode utilizar lâmpadas acima de 40 watts, para não aquecer demais os fios do crochet.

Além do fio e meia lâmpadas estarem revestidos de crochet, se deixou muito fio sobrando, pra fazer essas voltas...


E uma estrutura de cúpula, revestida de crochet também...No detalhe, a lâmpada da luminária anterior.

Customizando molduras de espelhos

Customizar molduras é fácil e serve para dar uma cara nova àquela velha moldura, renovar aquele espelho comum, por exemplo.Com um pouco de cola quente e imaginação(lembrando que as melhores molduras para se customizar são as mais "planas", sem muitos detalhes), idéias tiradas dos sites Las Manualidades, Design Sponge e Better Homes and Gardens:

Rolhas , coladas "em pé" , com cola quente.Mas você poderia colá-las "deitadas" também, dando a volta na moldura, como se fossem tijolinhos, fica bem bacana.Já vi uma moldura de quadro assim.

Conchas branquinhas e rosadas, quase pétalas de flor.

A moldura em si não foi customizada, mas foi adicionado um pas-patout em papel de cor neutra e aplicado sobre ele, tiras de rendas.

Sementes e bolotas são uma opção barata e com efeito bem bacana.Já vi daquelas bolas de topiaria, revestidas com feijão preto, feijão branco, sementes de girassol,coquinhos de coqueiro de praia, incríveis....Em molduras deve ficar bem legal também.

E que tal raquetes velhas, sem o cordoamento, servindo de espelho?